“Sobre a situação jurídica do nosso companheiro Marcelo Villarroel… ou Como a vingança do estado se perpetua em silêncio

 

via publicacionrefractario

tradução tormentas de fogo

 

Em Setembro passado, no 4º Fiscalia Militar de Santiago, foi notificada a recusa da petição para prescrever as sentenças feita pelo nosso kompañerx Marcelo há vários meses.

Imediatamente, Marcelo apelou dessa recusa, deixando a resolução do recurso nas mãos do Tribunal Marcial, onde se reafirmou a referida recusa nos primeiros dias de outubro.

Estas condenações correspondem a algumas causas originadas por ações emoldurdas na antiga militância no Mapu-lautaro, organização em que nosso kompa era lutador ativo desde pouca idade e de que, ainda na prisão, em 1995, foi expulso por “desvios anarquistas”.

Marcelo cumpriu ininterruptamente 11 anos, dois meses e quinze dias a partir de 13 de outubro de 1992 até 28 de dezembro de 2003, restando sua prisão noturna até março de 2005, onde é concedido a chamada “liberdade condicional”, que o obriga a assinar um documento semanalmente até completar 20 anos de controle penitenciário.

Os primeiros dias de novembro de 2007 para Marcelo são marcados para ele pela participação no assalto ao Bank Segurity, ao lado de mais outros kompas, ação em que morreu um policial e que causou uma resposta do Estado sem precedentes. Marcelo decide passar à clandestinidade e, em fevereiro de 2008, em sua ausência, tem sua “liberdade condicional” revogada.

Em março de 2008, ele é detido na Argentina e, em setembro de 2014, ele é condenado a 14 anos por 2 assaltos à banco.

Nesse mesmo período, as penalidades relacionadas às antigas causas emanadas da sempre sinistra “Justiça Militar” foram revisadas, permanecendo da seguinte maneira:

– Associação ilícita terrorista: 10 anos e 1 dia.

– Danos a uma viatura com lesões graves aos carabineiros: 3 anos + 541 dias.

– Co-autoria de homicídio qualificado como terrorista: 15 anos e 1 dia.

– Roubo com intimidação, lei 18.314: 10 anos e 1 dia.

– Atentado explosivo contra embaixada da Espanha: 8 anos.

No total, essas condenações antigas totalizam 46 anos, estabelecendo como data de termino Fevereiro de 2056.

Há uma série de irregularidades nessa somatória e, embora a questão legal não é hoje nem foi ontem o nosso foco, acreditamos que se torna urgente e necessário enfrentar essa situação que à todas as luzes representa uma clara vingança contra um kompanheiro que mantém em alto suas convicções subversivas de corte autônomo e libertário que nunca abandonou o confronto direto pela libertação total, nem nunca renunciou à sua história de combate, deixando-o como mercadoria para livros ou prêmios para traficantes de histórias emprestadas, onde se refugiam centenas de renegadxs que perambulam por diferentes espaços pseudoradicais.

Nosso chamado é deixar a verborragia e os falsos gestos de solidariedade para enfrentar isso e cada uma das vinganças que vêm do Estado como uma política constante contra todxs aquelxs que não negam seus laços e convicções.

É hora de agir, de perceber que nenhum kompa na prisão está sozinhx.

PELA DESTRUIÇÃO DE TODAS AS PRISÕES!!!

ENQUANTO EXISTIR MISÉRIA, HAVERÁ REBELDÃO!!!

Pessoas próximas a Marcelo

Santiago-Valparaíso

Outubro de 2017

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *